Etimologicamente, a palavra “endo” significa o que vem de dentro, algo que vem do interior para o exterior. Neste sentido, o endomarketing aplica os conceitos de marketing para o público interno da empresa.
O público externo, seus clientes, são importantes, mas estudos acadêmicos e práticas administrativas mostram que os públicos internos e intermediários de uma empresa, ou seja: os funcionários da empresa, os fornecedores, os distribuidores, gestores e outros com os quais interage, são tão importantes quanto esse outro grupo.
O endomarketing aplica os conceitos do marketing para o público interno da empresa, fazendo com que suas ideias, produtos ou serviços sejam consumidos e aceitos por eles, antes mesmo do consumidor final. O objetivo é fazer com que cada um envolvido no processo agregue valor ao negócio, com um trabalho cuidadoso, consciente da sua importância para a empresa e para os clientes.
O RH, é o responsável pela seleção e treinamento daqueles que serão os maiores responsáveis pelo sucesso, mas a empresa precisa ser capaz de entender e mediar as necessidades e interesses daqueles que são os maiores responsáveis pelo seu sucesso, como mencionado acima. Somente desta forma será possível a construção de um ambiente de trabalho onde todos se sintam motivados pelo próprio significado interno da empresa.
Essa motivação terá reflexos positivos nas relações com os clientes, que perceberão o cuidado e a consciência com que aquele serviço foi prestado. A inclusão dos que participam diariamente da sua rotina e são decisivos para a qualidade de seus serviços e, consequentemente, para o sucesso do seu negócio.