Cultura organizacional conectada à estratégia da empresa
Empresas precisam definir e comunicar bem o seu marco filosófico
Há diferentes interpretações para o conceito de sucesso empresarial. A lucratividade ou a relevância da marca no mercado podem ser boas referências, mas os resultados apenas refletem um trabalho mais amplo e realizado de forma consistente no dia a dia. É nesse ponto que a cultura organizacional e a estratégia se encontram.
Um fator determinante para que a empresa alcance seus objetivos é a sua cultura organizacional, um conjunto de políticas, crenças, princípios, condutas, hábitos e valores compartilhados por todos os seus integrantes e que regem a rotina e o clima da organização.
Cultura empresarial é “a forma como fazemos as coisas por aqui”. Querendo ou não, há uma cultura que rege a conduta de todos na organização. Essa construção pode ser coordenada pela administração, quando há um olhar para a questão. Caso contrário, a dinâmica natural do ambiente vai determinar os comportamentos e nem sempre eles estarão alinhados à estratégia.
Por isso, é fundamental que a cultura sustente a estratégia, que direciona a empresa a alcançar seus objetivos. Por exemplo, se a estratégia demandar rapidez no atendimento ao cliente, a rapidez deve ser um valor para todos que lá trabalham.
É a cultura que inclui os profissionais no propósito da organização, promove o engajamento e impulsiona os resultados. A implementação de uma boa cultura eleva o nível de satisfação dos colaboradores e contribui para a eficiência, eficácia e efetividade das ações estratégicas.
Normalmente, é a estratégia que deve estar alinhada à cultura. Mas, quando a visão estratégica não se concretiza, surge a necessidade de avaliar se a cultura está conseguindo corresponder às expectativas do mercado.
Alinhar a estratégia à cultura requer clareza sobre quais são os pilares da organização, o que se traduz no conjunto missão, visão e valores. Missão é a razão de ser da empresa, visão é o que ela quer ser e aonde quer chegar, enquanto valores são os princípios e sintetizam os ideais de condutas a serem seguidos.