O certificado digital é a identidade eletrônica de uma pessoa ou empresa e que permite assinar documentos à distância. Tem validade jurídica, assim como o CPF ou o CNPJ. Quase todas as empresas precisam ter certificado digital para se relacionarem com órgãos governamentais.
Protegido por criptografia, precisa, obrigatoriamente, ter sido emitido por uma autoridade certificadora credenciada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação — ITI.
O certificado digital pode ser do tipo A – que serve para identificar o assinante, confirmando que o documento não foi adulterado e autenticando uma operação, ou do tipo S, que tem como objetivo garantir sigilo para informações, criptografando-as para que só possam ser acessadas por quem for autorizado.
O mais utilizado é o certificado digital tipo A, principalmente o A1, que é instalado e armazenado diretamente em um computador, com validade sempre de um ano. O tipo A3 é armazenado em token ou smartcard, podendo ter validade de um, dois ou três anos.
Para obtê-la, é necessário a confirmação de pagamento do valor correspondente ao tipo desejado. Após, será agendada a validação que, dependendo do caso, é presencial ou por videoconferência, obrigatória para a emissão do certificado. Nela, você apresentará a documentação exigida e será feita a coleta e registro dos dados biométricos, como foto e impressões digitais.
Entre em contato para a ACEZ, onde profissionais especializados poderão orientá-lo o tipo ideal de certificado para você ou para sua empresa.